TCE PROMOVE CURSO PARA PLANEJAR POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

Com o objetivo de formular políticas públicas voltadas para o Desenvolvimento Regional e o Desenvolvimento Sustentável, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), por meio da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, iniciou, na manhã desta segunda-feira, 10, o curso “Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável, Planejamento e Elaboração de Projetos do Setor Público”.

A qualificação visa alcançar profissionais do TCE, bem como do Executivo, Legislativo, Judiciário do Acre, e demais interessados na capacitação e conta com a parceria do Governo do Estado do Acre, o Cedeplar e o IPEAD, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Conselheira Naluh Gouveia, que é também a diretora da EsCon, fez a abertura do curso, representando a presidência do TCE. Na oportunidade, ela pontuou que se trata de uma grande responsabilidade a discussão sobre Desenvolvimento Sustentável.

“Discutir sobre a nossa terra e o nosso planeta não é fácil. O planeta está pedindo socorro e estamos de costas para ele. Qual é o modelo que queremos para as nossas futuras gerações? É por isso que o TCE tem uma responsabilidade muito grande, e o presidente Ribamar Trindade, o Conselheiro Ronald Polanco têm colocado essa pauta, trazendo a provocação para o assunto”, destacou.

O curso envolve discussões importantes como promover a análise de dados e elaboração de projetos voltados para políticas públicas a nível regional; Discutir teoricamente e com aplicações práticas as estratégias e projetos de financiamento do Desenvolvimento Sustentável;

E também visa realizar debates sobre questões práticas relacionadas à implementação de políticas públicas e de planejamento e elaboração de projetos.

O aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável reúne pesquisadores e profissionais com ampla experiência, e formação avançada em diferentes áreas nas principais instituições de referência no Brasil e no exterior.

Ao longo da capacitação, serão abordados os seguintes temas:

-Evolução Histórica e Especificidades da Amazônia e do Estado do Acre;

-Desenvolvimento Regional;

-Economia da Sustentabilidade e a Amazônia;

-Financiamento do Desenvolvimento Sustentável;

-Métodos de Análise Regional e Urbana;

-Planejamento e Políticas para o Desenvolvimento Regional e Urbano;

-Economia da Tecnologia e Digital;

-Elaboração e Análise de Projetos de Desenvolvimento e Políticas Públicas.

A primeira aula foi ministrada pelo professor João Antônio de Paula que possui ampla experiência nas áreas de economia e história, com ênfase em história econômica e economia política, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política marxista, meio ambiente, história econômica, economia mineira.

Rolar para cima