Educação e Formação

A terceira é Educação e Formação, e destina-se ao desenvolvimento de projetos e/ou ações educacionais para os servidores do TCE-AC, servidores públicos do Poderes Executivos e Legislativos Estadual e Municipais, Poder Judiciário e da sociedade civil. O objetivo nesta linha de atuação é o fomento de agendas relativas à pauta ambiental e o aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências em termos do conhecimento, habilidades e atitudes de liderança e gestão vinculadas ao tema.

Uma relevante ação em andamento, conduzida pela Escola de Contas, é o curso Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável, Planejamento e Elaboração de Projetos do Setor Público, que visa capacitar servidores públicos na formulação de políticas públicas voltadas para o Desenvolvimento Regional Sustentável. O curso é realizado em parceria com o Governo do Estado do Acre, o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Outro curso que posiciona o TCE-AC como impulsionador de políticas públicas responsivas à problemática climática é o de Serviços Ecossistêmicos e Desenvolvimento Sustentável – Desenvolvimento do Projeto MAVSE: Mapeamento, Análise e Valoração de Serviços Ecossistêmicos, realizado entre os anos de 2022 e 2023.

O fomento ao debate e à reflexão acerca da temática tem sido feito de forma dinâmica, visando aumentar o alcance e diversificar o público. Nesse sentido foram realizadas também rodas de conversa e mostra fotográfica ambiental circunscrita ao Estado do Acre.

Para demostrar o compromisso do Tribunal de Contas do Estado do Acre com o enfrentamento aos desafios ambientais, foi parceiro do Governo do Estado da elaboração do Diagnóstico Socioeconômico do Acre 60 anos: Passado, Presente e Futuro. O rico documento produzido visa ser um farol a subsidiar políticas públicas.

Rolar para cima