MEIO AMBIENTE: TCE APRESENTA PAINEL DE INDICADORES AMBIENTAIS DURANTE REUNIÃO

Com o objetivo de apresentar e debater a situação do Meio Ambiente no Acre e monitorar as políticas públicas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), por meio da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, realizou, nesta segunda-feira, 27,  a reunião de apresentação do Projeto Painel de Indicadores Ambientais do Estado do Acre (PIAA), no plenário da Corte de Contas.

O evento reuniu Conselheiros do Tribunal – o Vice-presidente Valmir Ribeiro; Conselheira-Corregedora, Dulcinéa Benício; Conselheiro Cristovão Messias, Antônio Jorge Malheiro e Ronald Polanco; também  a procuradora-chefe do  Ministério Público de Contas, Anna Helena Azevedo; além de servidores e especialistas que debateram o tema, que visa visa possibilitar a colheita de sugestões de aperfeiçoamento de políticas públicas ambientais no estado.

Durante a abertura da reunião, o presidente do Tribunal, Conselheiro Ribamar Trindade, agradeceu aos professores/consultores, e declarou que os conhecimentos compartilhados serão valiosos para a Corte de Contas.

“Temos vivido as consequências de eventos extremos, causados pelas mudanças climáticas, e compreendemos a necessidade de uma atuação concreta e coletiva. A construção do PIAA será um instrumento importante para a tomada de decisões informadas, bem como a elaboração e avaliação de políticas públicas ambientais”, destacou.

O Painel de Indicadores Ambientais, deve ser desenvolvido e mantido pelo TCE e instituições parceiras, visando apoiar o desenvolvimento sustentável e ajudar a medir, manter e alcançar uma melhoria no meio ambiente do Acre.

Isso deve ocorrer através da prestação de serviços de informações relevantes, e confiáveis direcionados aos gestores ambientais, formuladores de políticas, educadores ambientais e ao público em geral.

A iniciativa faz parte de ações desencadeadas ainda na gestão do Conselheiro Ronald Polanco, que durante a abertura do painel afirmou que esta é uma iniciativa fundamental, dado o momento vivido no cenário mundial.

“Estamos em um momento no qual o mundo está percebendo que a questão ambiental não é somente um processo que se enxerga a degradação ambiental como uma externalidade ao sistema econômico, ele deve ser internalizado, e, com a internalização, observamos de que forma a natureza contribui por muitos fatores que são importantes para a manutenção da vida”, falou.

Fazem parte do Painel, como consultores, o Phd. José Salatiel, Dr. Eraldo Aparecido Matricardi, Phd. Marcos Estevan Prette e Alberto Tavares Junior. As atividades seguem ainda ao longo desta semana, até o dia 1º de março.

Rolar para cima